Sabemos que a taxa de desistência no varejo físico é comum, mas conhecer o elemento de atração do cliente em potencial é essencial para atingir o índice máximo de vendas.

Inserir a tecnologia e ciência de dados nas lojas é um eficiente mecanismo para entender o comportamento do consumidor e garantir que o maior número de visitas seja transformado em conversão.

Seus vendedores disseram que aloja perdeu movimento?

A falta de comunicação com o atendente é um dos principais fatores que resultam na desistência de compra. É preciso empatia para lidar com o público, mas, além disso, é necessário entender as necessidades do cliente para oferecer um produto que o atenda.

E, claro, a equipe de vendas precisa estar disponível. Parece óbvio, não? Mas nem tanto. Recentemente o proprietário de uma rede de lojas foi informado pelas equipes de algumas lojas que o baixo resultado de vendas se devia à diminuição do fluxo de pessoas no ponto de venda. Coincidentemente um estagiário que percorria as lojas comentou que os vendedores estavam perdendo vendas por outros motivos, no qual observou clientes entrando e saindo da loja sem serem atendidos.

A fim de identificar as oportunidades de melhoria passaram a monitorar o número de pessoas que entravam em cada loja da rede, o número de passantes nas calçadas e alamedas, o número de pessoas que parava na frente da vitrine. E dessa maneira avaliar o tráfego do ponto, o volume de pessoas levadas ao PDV pelo marketing, a atratividade da vitrine.

Para, em um segundo momento,avaliar portfólio, capacitação da equipe e disponibilidade.

Estes são apenas alguns motivos que levam um consumidor a desistir da compra, mas cada negócio tem suas particularidades e, com isso, outras razões aparecem. Para melhorar o rendimento de sua loja e conquistar clientes, o primeiro passo é identificá-las para que as soluções necessárias possam ser aplicadas.

Como resolver ou avaliar esta performance?

A BeCloud ajuda o seu negócio a conhecer melhor o volume de pessoas que entram em sua loja e os que passam perto dela. E também oferece soluções como detecção de gênero e idade e humor, mapa de calor para identificar padrões comportamentais do cliente. Além disso, cruza os dados coma percepção do gerente de ponto de venda e oferece consultoria prestada por profissionais com vasta experiência em impulsionamento de negócios.

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