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Com o advento e consolidação da tecnologia, as empresas mudaram a forma de se comunicar, não apenas com os clientes, mas também com o público interno. Afinal, engajar a equipe é um passo essencial para o sucesso da organização. Alguns elementos que entraram em cena nesse novo contexto são o Digital Signage e a TV Corp. Mas uma coisa continua igual em qualquer canal: a importância da mensuração, ou seja, saber quantas pessoas estão, de fato, sendo impactadas.

Digital Signage são telas colocadas em lojas e espaços de convivência que transmitem informações, ofertas de produtos, promoções e outros conteúdos de forma atrativa e as telas são gerenciadas remotamente e o conteúdo segmentado. Já a TV Corp é o nome dado a uma rede de displays também gerenciados remotamente e que transmitem uma programação própria da uma empresa. Muitos têm investem nessas tecnologias, mas não pensam no retorno que elas estão trazendo.

Como mensurar a audiência em TV Corporativa?

Uma das grandes vantagens da tecnologia é que praticamente tudo pode ser mensurado e dessa forma você tem mais subsídios para avaliar o retorno sobre os seus investimentos. No caso da TV Corp, o que quase ninguém está vendo é por meio de qual dispositivo entender a audiência.

Existem câmeras que conseguem captar as pessoas que passam em frente àquela tela e, assim, fornecer informações sobre quantidade e características, como gênero, idade aproximada. Tudo isso possibilita mensurar quantitativamente a audiência, além de ser possível verificar o perfil dos colaboradores que se mostraram mais receptivos ao conteúdo que foi divulgado nesse canal.

Para empresas com times muito diversificados, isso é bem interessante. Por exemplo, se os dados mostrarem que os colaboradores mais jovens não estão dando audiência para a TV Corp, é possível pensar em novas abordagens que atraiam esse público. Ou ainda: se as colaboradoras do gênero feminino são mais frequentes na audiência de uma TV que fica em uma área específica, talvez seja uma boa alternativa segmentar o conteúdo, por exemplo.

 

Perceba que a mensuração combina dados quantitativos para compreender melhor o perfil da audiência e, assim, aprimorar a estratégia de comunicação.

Outro recurso bastante interessante é o reconhecimento das expressões faciais: as câmeras detectam se o espectador demonstrou sentir raiva, tristeza, emoção, alegria ou outros sentimentos enquanto estava assistindo. Dessa forma, o gestor não tem como saber apenas quantas pessoas assistiram, mas como elas se sentiram em relação aquele conteúdo.

 

Existe ainda a possibilidade de detectar os movimentos das pupilas, ou seja, analisar por quanto tempo cada pessoa fixou seu olhar na tela e assim identificar se ela teve interesse ou não.

A mensuração confere eficiência à estratégia de comunicação, servindo para embasar as ações e torná-las mais assertivas.

E você, conhece a audiência das suas telas?

 

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