Detecção Facial em lojas

A tecnologia não para de nos surpreender. Até o século passado, o dono de uma loja fazia uso de sua sensibilidade para tomar conhecimento do universo limitado dos clientes, reconhecendo, por exemplo, as suas emoções. Hoje, usam tecnologias aprimoradas que conseguem dar conta de mais de dezenas de lojas.

Nesse sentido, uma tecnologia que tem chamado à atenção de muitos empresários é a detecção facial, algo que era feito por pessoas, vale dizer, ainda que com outras finalidades. Basta lembrar-se dos famosos espiões (pessoas que ficavam observando outras, bem como o seu trabalho e forma de vida).

A detecção facial, para quem ainda não sabe, é uma tecnologia de observação eletrônica (câmeras) que tem por objetivo identificar uma série de reações nas pessoas como, por exemplo, tristeza e alegria. Ela tem sido muito utilizada nas lojas de diversos ramos do mercado: vestuário, calçados, venda de madeiras, venda de carros, etc. Mas, e então, se ainda não adotou essa solução, acompanhe a leitura e conheça algumas razões que vão te fazer mudar de ideia. Se duvida disso, confira a seguir!

Você conhece melhor o seu público ou clientes

Em primeiro lugar, convém dizer que a detecção facial possibilita que você capte as reações dos seus clientes enquanto eles divagam ou caminham pela sua loja. Se tiverem tristes, a detecção facial consegue captar a expressão da face, do mesmo jeito caso estejam felizes, eufóricos, com raiva ou calmos. Incrível, não é mesmo?

Com base nessas informações, é possível, por exemplo, orientar os consultores de vendas para uma abordagem personalizada, ou seja, adequada ao contexto do cliente. Se ele tiver com raiva, talvez chegar de forma calma seja a melhor solução. Já caso esteja feliz da vida, o caminho é celebrar e já chegar com a mesma energia.

Ajuda a criar e reforçar as suas estratégias de marketing

Outra coisa que pode fazer com base nas informações da detecção facial é criar e reforçar as suas estratégias de marketing. Essa solução também capta o tempo em que um determinado cliente ficou olhando, digamos, para um banner ou para a vitrine da sua loja, o que garante a você reforçar o seu marketing.

Mas não só isso. Se o cliente está triste, por que não inovar, oferecendo, digamos, uma oferta especial para que a sua alegria seja devolvida?

A sua empresa pode aumentar as vendas e deixar os clientes mais felizes

Por fim, o uso da detecção facial possibilita que a sua empresa aumente as vendas, reforçando ou criando estratégias inovadoras, que sejam capazes de surpreender os seus clientes. Pegando o exemplo anterior, em breve um cliente triste ficará feliz da vida com uma oferta especial justamente porque a detecção facial mostrou que ele não estava bem.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *