O wi-fi marketing surge como uma possibilidade de contagem de fluxo de pessoas nas ativações em ponto de venda e a ferramenta abre ainda um canal de comunicação eficaz e direto com o consumidor.

A estratégia conta com total segurança tanto para o shopper quanto para a marca. Isso porque, para oferecer um serviço de wi-fi marketing é preciso seguir a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

O acesso ao wi-fi marketing geralmente funciona por meio de identificação via redes sociais com o famoso check-in ou um breve cadastro para ter acesso a rede, e é a partir da coleta dos dados fornecidos que o potencial de vendas pode emergir.

Como os fabricantes estão se aproveitando da tecnologia

Na intenção de atrair consumidores, a indústria vem investindo em tecnologia conciliando ações de Trade Marketing com uma rede wi-fi exclusiva.

Por exemplo, uma fabricante de eletrodomésticos escolhe determinada rede de lojas multimarca para implementar uma zona de wi-fi gratuito para clientes e consumidores em potencial.

Com um breve cadastro personalizado por essa fabricante, o cliente fornece seus dados para uma plataforma que os cruzará com o banco de dados existente inicialmente para saber se trata-se de um cliente ou prospect. Outra informação depreendida desse acesso é a identificação do volume de dispositivos no raio de ação de determinada gôndola ou quiosque.
Ao entender o volume e o público atraído pelo produto, a fabricante perde menos tempo em campanhas vazias, podendo chamar a atenção do cliente exclusivamente para uma linha recém lançada.

Ao fazer o login, ou até mesmo na tela de acesso, o consumidor recebe informações sobre o  produto, gerando códigos de descontos atrativos que fazem a diferença na decisão de compra. A ação tem promovido sell out, reforçado reputação e  fechado uma parceria de sucesso com o varejo.

Numa outra ação, os dados coletados pelo wi-fi marketing, por meio de pesquisa, têm colaborado também no entendimento de alguns anseios e percepções do público permitindo ajustes durante o período da ação no pdv.
Sem mencionar a continuidade desse contato por meio de remarketing e retargeting off site encurtando o caminho da indústria até o consumidor final.

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