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Muitos franqueadores e franqueados têm dúvidas quanto às vantagens de adotar a contagem de fluxo de pessoas em suas respectivas unidades. Como se sabe, as lojas virtuais possuem formas bem eficazes de coletar uma série de dados sobre as pessoas que frequentam seus sites. Usado adequadamente, tal conjunto de dados se transformam em informações valiosas sobre o comportamento de consumidores e potenciais clientes.

Com isso em mãos, é possível criar campanhas estrategicamente direcionadas aos diferentes perfis de pessoas que frequentam o site daquela loja. O mesmo objetivo pode ser alcançado via medição do fluxo de pessoas que circula por uma loja física. Portanto, a contagem desse fluxo não se limita a informar o total de indivíduos que circula pelas lojas físicas.

Com a tecnologia apropriada, a rede de franquias pode encontrar os meios necessários para atingir as metas desejadas, isso porque a adoção de um sistema eficaz de contagem de fluxo de pessoas proporciona diversos benefícios. Benefícios esses que derivam da consolidação dos dados, que devem fornecer detalhes que enriqueçam as ações de marketing da loja.
Conheça 3 desses benefícios na sequência!

1. Aprimoramento do atendimento nos horários de maior movimento

Manter a loja física cheia é um dos grandes objetivos de um franqueado. Independente do tipo de negócio, há dias e horários em que a quantidade de pessoas na loja sobe. Por meio da contagem do fluxo de pessoas em intervalos específicos, fica mais fácil determinar o número de funcionários adequados para esses momentos.

Muitas pessoas entram em uma loja com a real intenção de adquirir um produto, mas desistem devido à ausência de um suporte dedicado. Na prática, isso significa que a empresa perde a oportunidade de melhorar a sua taxa de conversão em vendas.

Então, uma das funções de um contador de pessoas é justamente a de aumentar as vendas. Afinal, é necessário tentar entender o que faltou para que o interesse do consumidor fosse convertido em compra. Além disso, é preciso saber exatamente o que fazer para que esse consumidor volte à loja física e se torne, de fato, um cliente. Às vezes, o que falta é atendimento humano.

2. Medição do retorno das estratégias de atração de consumidores

A contagem de fluxo de pessoas também permite comparações entre diferentes períodos. Assim, o sistema informa se uma determinada campanha atraiu mais pessoas para a loja física. Para tanto, basta verificar se o fluxo aumentou, manteve-se estagnado ou diminuiu. Desse modo, o lojista tem uma noção mais nítida do sucesso das campanhas de marketing usadas.
Se uma campanha é efetuada com o intuito de atrair mais pessoas para a loja, basta comparar os volumes entre cada período. Caso o número de pessoas esteja abaixo da estimativa, isso indica a necessidade de reavaliar as campanhas de marketing.

3. Alinhamento do aumento do público com o aumento das vendas

Em um dos possíveis cenários, o fluxo de pessoas na loja até aumenta. Porém, o aperfeiçoamento da conversão em vendas não acompanha o mesmo ritmo. Uma das respostas para esse resultado ruim é a baixa frequência de pessoas que realmente pertencem ao público-alvo do negócio. Ao mesclar a contagem de fluxo de pessoas com um mapa de calor, por exemplo, o ganho operacional tende a ser muito maior.

O franqueado deve conhecer o que motiva alguém a entrar, permanecer na sua loja física e comprar algum produto. As campanhas que aumentam as vendas são aquelas baseadas nos resultados reais e não apenas em perspectivas. Tudo isso se inicia com a adoção de um moderno e efetivo sistema de contagem de fluxo de pessoas.

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