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Técnicas de coleta e análise de dados são usadas para estudar comportamentos de clientes e aumentar estatísticas de consumo. Em lojas físicas, mapas de calor, digital signage e reconhecimento facial, por exemplo, podem ser investidos para alavancagem de vendas.

Como aumentar as vendas no comércio?

Para entregar exatamente o que o cliente busca, é necessário conhecer bem o seu perfil, hábitos de compra e preferências. Esse reconhecimento resulta em uma relação de proximidade entre empresa e público-alvo, fidelizando consumidores antigos e adquirindo novos.

 

Fatores como o preço não atuam isoladamente na escolha do consumidor. O valor do produto para o cliente está associado a sua experiência na loja, do início ao fim da compra: incluindo atendimento, organização, disponibilidade de estoque, etc. Entender o consumo final como parte de um processo complexo é fator decisivo para a alavancagem de vendas.

 

Os horários mais frequentados e os produtos com maior demanda de uma loja são características do perfil do público-alvo. A partir dessas informações, estratégias promocionais e eventos, por exemplo, podem ser realizados, com o objetivo de aumento de rentabilidade.

 

A organização interna do estabelecimento também pode ser revista através da análise do fluxo de pessoas em um mesmo setor. Com os produtos mais procurados dispostos na entrada da loja, a possibilidade dos clientes terminarem a compra rapidamente é elevada. Quando esses objetos estão no final do estabelecimento, o consumidor é exposto a mais produtos que podem ser de interesse. Dessa forma, pode haver o aumento de vendas, tempo gasto e setores visitados pelo indivíduo na loja física.

 

Estudar os pontos fracos e fortes da concorrência também permite que a empresa se posicione melhor no mercado. O valor entregue para o cliente precisa apresentar diferenciais e vantagens que justifiquem sua escolha em relação ao concorrente. Conhecer bem o segmento de atuação proporciona também expansão de mercado, até criação de novos nichos e desejos de consumo.

 

Você pode utilizar WiFi, contagem de fluxo de pessoas, mapa de calor, reconhecimento facial e digital signage para coletar dados. Posteriormente, a partir de técnicas de data analytics, acompanhar e interpretar as informações obtidas sobre clientes e vendas realizadas. Por fim, criar estratégias para corrigir erros encontrados e melhorar resultados.

 

Fortalecer o trabalho interno e externo da empresa ao mesmo tempo pode ser determinante para a alavancagem de vendas. Por exemplo, o investimento em marketing digital e publicidade pode ser adotado simultaneamente com programas de treinamento de colaboradores. O pós-venda também é importante: manter um relacionamento com o cliente, aumenta suas chances de retorno e recomendação da loja para outras pessoas.

Conheça melhor o seu público-alvo e melhore sua rentabilidade com as nossas tecnologias e especialistas.

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