Contagem-de-fluxo-em-loja_BeCloud

Foi-se o tempo em que as lojas físicas do varejo não tinham artifícios para conhecer o comportamento dos clientes, como no e-commerce. Ferramentas de contagem do fluxo de pessoas estão sendo cada vez mais utilizadas nestes estabelecimentos. Afinal, os profissionais de marketing têm finalmente percebido que a ferramenta é uma grande aliada para minimizar os riscos nas tomadas de decisões na empresa.

Como a contagem do fluxo de pessoas pode ajudar a loja?

Primeiramente, é importante frisar que a contagem do fluxo de pessoas é possível através da instalação de câmeras na entrada da loja. Dessa forma, a equipe de marketing da empresa consegue ter dados precisos sobre:

O movimento e o público

Este é uso mais óbvio da tecnologia, porém, é também um dos mais importantes. Afinal, através dele, o profissional sabe com precisão quantas pessoas frequentam seu estabelecimento diária, semanal e mensalmente. Além disso, é possível perceber as diferenças de fluxo de acordo com o período do dia.

 

Com estes dados, tem-se um melhor embasamento para:

  • A criação de campanhas e promoções;
  • A aplicação de estratégias no próprio PDV;
  • Uma otimização da equipe, que pode ter mais ou menos funcionários de acordo com a demanda, oferecendo assim um melhor atendimento aos clientes; entre outras ações.

Analisando as flutuações do fluxo de pessoas no PDV, é possível ainda mensurar com precisão a resposta do público às ações mencionadas. Dessa forma, consegue-se comparar os números obtidos aos esperados e verificar, assim, se é viável realizá-las novamente ou não.

É importante lembrar que as câmeras possibilitam não só a contagem do número de pessoas que entram e saem do local, mas também a identificação de seus gêneros e faixas etárias. Ou seja, é possível ainda traçar com exatidão o perfil do shopper da loja, o que confere ainda mais precisão na tomada de decisões do marketing.

 

A eficiência da vitrine

Como ficam situadas na entrada do estabelecimento, as câmeras captam também o comportamento de quem passa pela vitrine. Através desta função, o marketing consegue, em tempo real:

  • Verificar se alterações feitas na vitrine chamaram mais a atenção de quem passou, ou não;
  • Quantificar as pessoas que visualizam a vitrine, e quantas delas entraram na loja.

Com esses dados, é possível conhecer melhor as preferências do público e fazer adaptações e melhorias na vitrine, deixando-a sempre atraente e convidativa.

 

A taxa de conversão

Através da ação das câmeras, é possível quantificar ainda quantas pessoas saíram da loja com sacolas nas mãos. Comparando com a quantidade de pessoas que entraram e saíram sem sacolas, temos uma excelente ferramenta medidora da taxa de conversão do PDV.

 

O resultado traz informações importantes sobre o resultado de campanhas e estratégias de marketing. Afinal, oferece dados sobre o aumento ou não das vendas, e não só do movimento.

 

A contagem do fluxo de pessoas na loja não só quantifica a entrada e saída de clientes. Ela também é essencial para a otimização da equipe e até mudanças no visual merchandising.
Por isso, conte com a contagem do fluxo de pessoas da BeCloud para aprimorar suas vendas e tenha cada vez mais resultados.

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